O que são as PICS?
1 de novembro de 2022
Aromaterapia & Cromoterapia
3 de novembro de 2022
O que são as PICS?
1 de novembro de 2022
Aromaterapia & Cromoterapia
3 de novembro de 2022

 

O equilíbrio é a ordem natural; desequilíbrio é desordem. Saúde é ordem; doença é desordem. Quando se compreende a natureza e a estrutura da desordem, é possivel restabelecer a ordem.


De origem indiana, é considerado uma das mais antigas abordagens de cuidado do mundo. O nome, Ayurveda, vem do sânscrito AYUS (vida), e VEDA (conhecimento ou ciência), sendo então conhecida como a "ciência da vida" ou "conhecimento da vida". Nascida da observação, experiência e o uso de recursos naturais para desenvolver um sistema único de cuidado, este conhecimento estruturado agrega em si mesmo princípios relativos à saúde do corpo físico, de forma a não desvinculá-los e considerando os campos energético, mental e espiritual.

No Ayurveda, o corpo humano é composto por cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra –, os quais compõem o organismo, os estados energéticos e emocionais e, em desequilíbrio, podem induzir o surgimento de doenças. A investigação diagnóstica a partir de suas teorias fundamentais, como a avaliação dos doshas, leva em consideração tecidos corporais afetados, humores, local em que a doença está localizada, resistência e vitalidade, rotina diária, hábitos alimentares, gravidade das condições clínicas, condição de digestão, detalhes pessoais, sociais, situação econômica e ambiental da pessoa.

Os tratamentos ayurvédicos consideram a singularidade de cada pessoa, e utilizam técnicas de relaxamento, massagens, plantas medicinais, minerais, posturas corporais (ásanas), pranayamas (técnicas respiratórias), mudras (posições e exercícios) e cuidados dietéticos. Para o ayurveda, indivíduo saudável é aquele que tem os doshas (humores) em equilíbrio, os dhatus (tecidos) com nutrição adequada, os malas (excreções) eliminados adequadamente, e apresenta uma alegria e satisfação na mente e espírito.

A OMS descreve sucintamente o Ayurveda, reconhecendo sua utilização para prevenir e curar doenças, e reconhece que esta não é apenas um sistema terapêutico, mas também uma maneira de viver.


Fontes: Gov.br / OPAS